domingo, 17 de outubro de 2010

QUAL O MELHOR CALÇADO PARA DIRIGIR?


Melhores e piores calçados para dirigir


Mais importante do que combinar o calçado com o resto do figurino é saber qual o tipo mais apropriado para dirigir. Preciosismo? Não se pensarmos que dessa escolha dependem uma direção segura e a prevenção de dores e lesões nos pés e tornozelos, especialmente em motoristas que passam muito tempo ao volante.“Uma eficiente operação dos pedais exige sensibilidade nos pés”, diz o jornalista especializado em automóveis e ex-campeão brasileiro de velocidade Bob Sharp. Os calçados estreitos e de sola fina, como o mocassim, são os mais recomendáveis por Bob. “Esse tipo permite ao motorista ter a percepção necessária dos pés nos pedais, essencial para uma boa condução”. Como exemplo, o jornalista cita o vídeo em que o piloto Ayrton Senna testa um Honda NSX usando um mocassim. “Infelizmente, os de boa qualidade não são mais vendidos no Brasil, apenas na Europa”. Na mesma linha, ele recomenda também as botinhas ou sapatilhas usadas por pilotos. Bob lembra que os solados de borracha não descarregam a eletricidade estática.Da mesma opinião de Bob, Roberto Manzini, ex-piloto e instrutor especialista em pilotagem, aconselha aos motoristas sapatilhas semelhantes às usadas pelos pilotos. “Quanto maior a espessura do sapato menor a sensibilidade. O ideal é que o calçado tenha solado fino, não saia do pé, não escorregue e permita ao motorista sentir bem os pedais”, explica Manzini. O instrutor chama a atenção também para os cadarços, que soltos, podem atrapalhar o movimento dos pés e causar acidentes.Já para o médico ortopedista Alberto Mendes, especialista em pé e tornozelo, se, por um lado, os calçados de sola fina dão mais sensibilidade ao motorista; por outro, um solado muito flexível pode causar lesões. “O ideal é que o solado seja rígido para impedir o movimento de apenas uma parte dos pés, como só dos dedos, do calcanhar ou da lateral do pé”, diz Mendes. Segundo especialista, os casos de inflamação por dirigir com o calçado errado não são tão comuns. “O que vemos mais frequentemente no consultório são traumas causados pela maneira errada de apoiar e distribuir o peso dos pés no pedal”. O primeiro ponto a ser observado, segundo o ortopedista, é a posição do banco do motorista. “Com o banco muito para frente ou muito para trás não há distribuição correta do peso; daí, alguns motoristas dirigirem com a lateral dos pés, com o calcanhar os apenas com os dedos”, alerta Mendes.


Descendo do salto


Embora a proibição não seja prevista em lei – de acordo com o artigo 252 do Código Brasileiro de Trânsito, é proibido dirigir usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais – o salto alto não é, segundo o ortopedista, o calçado ideal para dirigir. “Ele força as mulheres a usar apenas os dedos, o que gera dor de compressão no antepé. Por evitar o problema, elas podem deixar um calçado no carro para dirigir, colocando o salto alto apenas quando deixar a direção”, aconselha. A analista Tatiane Cardoso Silva diz ter se acostumado a dirigir com salto para compensar o 1,59 m de altura, mas enfrenta outros problemas. “Forço demais os dedos dos pés e, às vezes, acontece de a ponta do sapato escapar do pedal, o que é meio arriscado. Sem o salto, porém, tenho de ficar muito próxima ao volante”.Para os sem padrão – muito baixinhos ou muito altos – é preciso procurar ajustes milimétricos de banco (altura, profundidade, inclinação), de coluna (altura e profundidade), de direção, cinto de segurança regulável, movimento dos espelhos (interno e externo), entre outros itens de ergonomia, além de orientar-se com a fabricante do modelo/versão desejado sobre como garantir que o veículo não seja inimigo do motorista.


sábado, 9 de outubro de 2010

EMAGRECER DORMINDO? ISSO É POSSÍVEL?


Perdendo gordura num fechar de olhos

Está tentando se livrar daquela gordurinha a mais? Vá dormir.
Pode soar absurdo, mas um estudo que designou aleatoriamente diferentes regimes de sono a pessoas em dieta descobriu que os participantes com apenas cinco horas de sono por noite perdiam muito menos gordura do que os que dormiam oito horas e meia.
A perda de peso total não foi diferente - os dois grupos perderam cerca de três quilos em duas semanas -, mas o resultado principal de uma dieta é perder gordura, e não músculos, disseram os pesquisadores.
Os participantes com pouco sono sentiam mais fome do que os outros, e tinham níveis mais altos de grelina, um hormônio que estimula o apetite, segundo o estudo.
"O principal é que, se as pessoas estão tentando fazer dietas e perder peso por motivo de saúde, faz sentido dormir durante um bom período todas as noites", afirmou o Dr. Plamen D.
Penev, professor-assistente de medicina da Universidade de Chicago e principal autor do estudo, que está sendo publicado nesta terça-feira em "Annals of Internal Medicine".
"Se essas pessoas não estão dormindo o suficiente enquanto fazem a dieta, elas podem sentir mais fome e dificultar a adesão ao regime".
O estudo foi pequeno, incluindo apenas 10 adultos; eles moraram num centro de pesquisa clínica durante semanas para que seus exercícios, alimentação e sono pudessem ser rigidamente controlados e monitorados.


Fonte: © 2010 New York Times News Service Tradução: Pedro Kuyumjian

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Filme COMER REZAR AMAR


Com a atriz Julia Roberts, o filme Comer Rezar Amar é baseado no livro Eat, Pray, Love: One Woman's Search for Everything Across Italy, India and Indonesia, de Elizabeth Gilbert. Excelente. Recomendo a todos, principalmente às mulheres, todas as que estão em busca de auto-conhecimento, que acham que lhes falta algo mais além do que já têm, que buscam seu equilíbrio interior, que têm medo de amar.