terça-feira, 28 de setembro de 2010

A RESPONSABILIDADE DO VOTO


Olá amigos (as).

Li esse texto do Professor, Consultor empresarial, Psicanalista e escritor Valdemir Ribeiro e achei interessante. Portanto, posto o mesmo aqui no meu blog para apreciação de todos.



A RESPONSABILIDADE CONSCIENTE DO SEU VOTO



Todos nós queremos um Brasil melhor. Um Brasil mais justo e igual para todos. Como "todos" estou me referindo do mais pobre ao mais rico, do analfabeto ao erudito, do operário ao magistrado.
Todo o poder emana do voto. Sem voto não há eleição e eleitos. Sem eleitos diretamente pelo voto não há democracia (governo do povo). O povo participa diretamente do governo quando escolhe seus dirigentes e representantes legítimos, quando exerce seu direito de cidadão através do voto consciente.
Voto consciente é aquele pensado, refletido; tomado e decidido com responsabilidade. É aquele que o eleitor sabe por que está votando.
A responsabilidade recai a uma procuração que é outorgada a alguém que queremos que nos represente dignamente para exercer um papel que doravante seria nosso para dirigir e tomar decisões pela nação.
Quando delegamos esse poder a alguém através do voto somos também co-responsáveis pelos atos que essa pessoa venha realizar. Para isso é necessário escolher com a razão e não com o coração. Faz-se imprenscidível investigar o passado do candidato – sua história, moral, formação e realizações e projetos políticos. Sem esta investigação, não sabemos se estamos colocando lá um corrupto ou um ditador. O corrupto já tem a índole de corrupto antes de exercer o poder. Não se torna corrupto somente quando está no poder. Observar a índole dos candidatos e a sua vida pregressa ajuda a prevenir o ingresso de pessoas mal intencionadas na esfera do poder público. Todo povo tem o governo que merece, porque é o povo que escolhe os seus governantes. Se o governo é bom o povo é recompensado. Se o governo é ruim o povo é punido por não ter feito uma boa escolha.
Há deputados tanto estadual como federal que já está no seu quinto ou sexto mandato, sem ter feito algo de relevante e importante para o seu estado e país, e o povo continua votando nele a cada eleição. A cada quatro anos vem pedir o seu voto com sua simpatia ou cara de pau, consegue persuadir e depois de eleito esquece dos eleitores e das promessas apresentadas na campanha eleitoral. Não há compromisso com o povo, não há prestação de contas e não há interação com o povo. Infelizmente a grande maioria não sabe votar. Escolhe o que aparece mais na mídia e o que oferece o melhor espetáculo de pão e circo.
Você se lembra em quem votou na última eleição e porque deu o voto a esta pessoa? Acompanhou o que ele fez durante os quatros anos? Está satisfeito com a sua escolha?
Há muitos que votam apenas por votar, ou para não pagar multa. Este tipo de atitude não exercita a cidadania, porque está desperdiçando o seu voto e jogando-o no lixo. Cidadania é participar ativamente da vida pública do seu país, é exigir os seus direitos e praticar os seus deveres. É reinvindicar, cobrar, fiscalizar e denunciar o que está errado. Também é cidadania instruir e orientar os ignorantes sobre os mesmos direitos e deveres e sobre a responsabilidade de cada um na hora de escolher o melhor político. Só se muda a política com a mudança dos políticos e com a escolha do mais adequado entre os que são candidatos.
Nestas eleições quebre paradigmas, analise e escolha o seu candidato como se escolhesse um cirurgião para lhe salvar a vida. Você pode mudar os destinos do seu país escolhendo a pessoa certa. Pagamos muito caro para ser cidadãos neste país, temos o direito de exigir o melhor.
Após elegê-lo fiscalize e cobre resultados. Não se intimide porque é a sua submissão e covardia que dá poder para que eles façam o que querem a sua revelia.
Enquanto tivermos pessoas analfabetas e uma educação fraca dirigida por burocratas com a isenção do governo que abre mão do dever constitucional e delega à iniciativa privada, um sistema de saúde dificiente e vergonhoso que fere e humilha a diginidade humana, insegurança pública que aprisiona e apavora as pessoas, os impostos mais altos do mundo e o mau uso do dinheiro público não poderemos nos contentar e brincar de que somos governados e que temos governantes. Para se construir um país melhor todos tem que participar com responsabilidade. Vote para mudar e melhorar. O direito de escolher é seu, somente seu, não renuncie a ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário